domingo, 22 de setembro de 2019

"Tripas" à Moda do Porto


Ingredientes:(6 pessoas)

-100g de cebola picada
-15g de alho fresco picado
-500g de pleurotus
-200g de cenoura
-400g de feijão branco cozido
-75ml de azeite
-500ml de água fervida
-Folhas de louro
-Pimenta preta a gosto
-Sal a gosto
-Pimentão doce fumado a gosto
-Malagueta (opcional)
-Cravinho a gosto (muito pouco)
- Chouriça vegan (opcional)

Num tacho refoga-se a cebola em azeite com o alho e as folhas de louro. Assim que a cebola estiver estrugida adicionam-se os cogumelos sem o caule. Deixam-se fritar bem e acrescenta-se os temperos, Pimentão doce fumado, pimenta preta, cravinho, malagueta e sal. Quando os cogumelos tiverem reduzido de tamanho e estiverem bem fritos junta-se a cenoura, envolve-se, rega-se com água e deixa-se cozinhar até a cenoura estar cozida. Por fim vai o feijão, envolve-se e deixa-se cozinhar por mais uns 15 minutos.

Servi com arroz de coentro e como já tinha comprado a chouriça vegan (não aconselho a comprar) usei-a no fim para o empratamento.

Dicas:
.Pode ser necessário adicionar mais água.
.Caso queiram um molho mais espesso, desfaçam 1 colher de sopa de amido de milho em água fria e juntem ao cozinhado mexendo bem. Podem usar também farinha de tapioca, fécula de batata ou farinha de araruta.




Ingredientes:
250 gr. de cogumelos pleurotus
1 lata de feijão branco cozido
2 cenouras
1 chouriço de seitan ou de soja
1 cebola média
2 dentes de alho
2 tomates maduros
1 folha de louro
1 colher de sopa de piripiri
200 ml de vinho branco
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Num tacho com azeite refogue a cebola e o alho picados. Acrescente a folha de louro, o tomate pelado e o vinho branco. Após levantar fervura, junte as cenouras cortadas às rodelas e os cogumelos. Tempere com sal e piripiri. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando (até as cenouras estarem tenras). Por fim adicione o feijão e o chouriço cortado às rodelas. Deixe cozinhar mais 5 minutos. Sirva de imediato. Acompanhe este prato com arroz branco. Bom Apetite!


Fonte:
receitas-tradicionais-portuguesas-veganas.pt/




Uma lata de feijão branco cozido
Uma lata de cogumelos laminados (Frescos)
Duas mãos de granulado de soja (pedaços médios)
Meio chouriço vegan
Uma cenoura
Uma cebola pequena
Meio copo de azeite
Um copo de polpa de tomate
2 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
Piripiri em pó (1 colher de café)
Uma colher sopa de cominhos
Um raminho de salsa


Numa panela, colocar o azeite, a cebola picada e os alhos, levar a refogar até ficar tudo com aspecto dourado, quando estiver tudo a ferver acrescentar um copo de água quente e tapar a panela para fazer a cebola soltar a sua goma, deixe cozinhar por 2 minutos, acrescente agora os cogumelos e a soja e deixe refogar bem nessa calda, coloque também o meio chouriço a cozinhar, (inteiro para não se desfazer) refogue tudo por uns 10 minutos, acrescente á gua do feijão se começar a secar muito, deite agora o tomate e deixe cozinhar bem para apurar os sabores em lume médio por mais 10 minutos ou até ver que os cogumelos estão estufados, coloque de seguida o feijão branco com a calda da lata, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar em lume brando por cerca de mais 10 minutos... agora é hora de temperar, deite um pouco de sal, pimenta preta, piripiri em pó e os cominhos, deixe cozinhar mais um pouco para apurar bem os sabores das especiarias, quando achar que está pronto retire do lume, coloque colheradas dessa feijoada num prato, acompanhe com arroz branco e enfeite com salsa picadinha... bom apetite.

Fonte: https://youtu.be/b7tVjPbypB8

Sem comentários: