domingo, 12 de março de 2017

Arroz tufado


Ingredientes:
1 Chávena de Arroz
3 a 4 Chávenas de Água
1 pitada de Sal
Óleo, para fritar

Preparação:
Coza o arroz, com uma pitada de sal, durante 20 a 22 minutos. Não estranhe a quantidade de água. Deve-se cozer o arroz em água abundante para que este não cole.
Depois de cozido, escorra, e depois espalhe-o no tabuleiro do forno, previamente forrado com papel vegetal. Espalhe muito bem, separando o mais possível os grãos de arroz, de forma a facilitar o processo de secagem.
Leve ao forno, a 100ºC, por cerca de 3 horas, até que o arroz esteja completamente seco e sem vestígios de humidade. Durante este tempo, deve ir mexendo o arroz para que este se solte e para que seque de forma uniforme.
Quando estiver completamente seco, retire do forno, e com as mãos separe todos os grãos de arroz, esfregando os grãos entre a palma da mão.
Aqueça óleo numa frigideira wok, ou outra que seja funda, e quando estiver bem quente frite pequenas porções de arroz. Para este processo o recomendável é usar um passador de rede, e colocar um pouco de arroz lá dentro e depois mergulhar no óleo bem quente. Deixe fritar alguns segundos, só até que todos os grãos estejam tufados (é mesmo só alguns segundos!). Retire o passador, sacuda-o bem mas com cuidado para retirar o excesso de óleo, e coloque o arroz num tabuleiro forrado com papel de cozinha.
Repita a operação até acabar o arroz.
Fácil não é?!

Agora é só deliciar-se com estas pipocas de arroz bem estaladiças!

Se não consumir de imediato, reserve num recipiente hermeticamente fechado.

Vejam este vídeo, vai ajudar a perceber melhor o processo de fritura: https://www.youtube.com/watch?v=Wit-BIolQCk


Sem cozer o arroz: simples...
https://youtu.be/Oz6eTYJkdYA

*** Pode fazer com outro cereal.

Fonte: Intrusa na Cozinha

Sem comentários: