segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Salada Cæser*

Livro apresenta receitas versáteis como pão sem glúten, leites e queijos vegetais

Ingredientes para a salada:

6 (seis) a 8 (oito) folhas de couve-manteiga
¼ de colher de chá de sal marinho
Suco de 1 (um) limão-siciliano
3 (três) tipos de folhas verdes a gosto
½ abacate médio maduro
1 (uma) cenoura média (ou outra raiz) ralada
5 (cinco) colheres de sopa de brotos de feijão ou alfafa
4 (quatro) colheres de sopa de nozes picadas
1 (uma) xícara de croûtons
Dez flores comestíveis (opcional)

Ingredientes para o molho:
2 (duas) xícaras de maionese de tofu ou maionese de semente de girassol e castanhas de caju

Modo de preparo:

Lave, seque e tire o talo até o meio de cada folha de couve. Corte a couve bem fininha e coloque em uma tigela. Salpique sal, regue com o suco de limão, misture e deixe marinar por 10 minutos. Isso vai facilitar a mastigação e a digestão.

Lave, seque e rasgue as outras folhas. Descasque e corte o abacate em cubos.

Em uma saladeira grande, junte as hortaliças, o abacate, a cenoura ralada, os brotos, as nozes, os croûtons e as flores (opcional).

Sirva a maionese à parte ou misture-a com cuidado, até incorporar todos os ingredientes. Prove e acerte o tempero (acrescente mais sal, pimenta-do-reino ou outras especiarias de sua preferência). Deixe descansar por 10 minutos antes de servir, para acentuar o sabor.


Existem muitas versões sobre a origem da Caesar salad. A mais conhecida é que a salada teria sido criada por um chef italiano radicado no México chamado Cesare Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronômico onde sua salada acabou sendo a premiada.

Outra versão é que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de Cesare Cardini.


Sem comentários: