quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Geleia de Frutos Vermelhos/silvestres




Para a calda:
1 maçã pequena (de preferência doce)
1 xícara de água

Para a geleia:
1 1/2 xícara de frutas vermelhas frescas, congeladas ou desidratadas em pedaços pequenos
1 1/2 xícara de água
1/2 limão espremido

Lave bem a maçã com a casca e as sementes e pique-a em pedaços. Coloque a água para ferver e deixe-a cozinhar em fogo baixo até ficar bem macia. Coe essa calda, e retorne-a ao fogo, agora alto. (O purê de maçã cozida você pode usar para fazer bolos ou sobremesas)

Esta calda de maçã vai ajudar a geleia a engrossar pois ela contém pectina, essencial para esta receita, já que não temos o açúcar para fazer isso.

Acrescente à calda coada as frutas vermelhas (eu usei morangos frescos maduros, amoras congeladas e goji berries desidratadas), a água e o limão e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até alcançar o ponto de geleia (pode ser mais ralo ou mais grosso, dependendo da sua preferência — lembre-se de que ela fica mais espessa ao esfriar). Se ficar muito grossa, coloque um pouquinho de água e retorne ao fogo.

Coloque a geleia pronta em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Tampe e conserve na geladeira por mais ou menos 1 mês.

Fonte: cozinhandopara2ou1

Sem comentários: