terça-feira, 3 de maio de 2016

Anko (Doce de Feijão Azuki)

Anko
Ingredientes:
500 g de feijão azuki
500 g de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Deixar o feijão azuki de molho e cozinhar como o feijão comum. Bater tudo no liquidificador  até ficar uma pasta, colocando água o quanto for necessário.
Serve como recheio do moti [receita aqui] ou mandiu.



para os Brigadeiros:

1 copo de feijão azuki seco;
3/4 copo de açúcar integral;
pitada de sal;
canela em pó q.b.;
raspa de 1 limão;
Coco ralado q.b. para decorar.

Demolhar o feijão azuki em água de um dia para o outro. No meu caso demolhou durante 3 ou 4 dias, dentro do frigorifico pois estava dificil de arranjar tempo para a confecção.
Cozer o feijão até ficar macio. Eu cozi no cesto da bimby com 1000 gr de água, temperatura 100º, velocidade 4 e 5.
Acabado de cozer deite o feijão dentro da água do copo e triture. Mais uma vez tive de esperar ter disponibilidade, dai que, cozi o feijão, despejei na água e guardei no frigorifico por 1 dia :-(
Finalmente, triturei, forrei o cesto da bimby com um pano de linho, prendi com molas da roupa desinfectadas e despejei o batido de feijão dentro do pano. Escorrer e espremer todo o liquido até obter uma pasta sólida.
Colocar 1/3 da pasta numa panela juntamente com o açúcar. Temperar com sal fino. Mexer até incorporar completamente. Juntar a restante pasta aos poucos, a canela e a raspa de limão. Voltar a povilhar com sal (pouco). A confecção não demora muito tempo, é relativamente rápida. Retirar do tacho e deixar arrefecer num prato.
Com uma colher de sobremesa retirar porções da massa e moldar bolinhas. Passar no coco ralado e reservar no frigorifico.

receita do blog publicarparapartilhar

Sem comentários: