sábado, 19 de setembro de 2015

Scones...



Scones {vegan, integrais, sem açucar, opção com/sem glúten}
 by Patricia is Cooking!



.. Perfumados!

Para o pequeno-almoço ou lanche deixamos a sugestão da Maria The Love Food

Esta receita foi retirada há muito tempo de um site, de um livro ou de um blog de culinária, e peço desde já desculpa ao autor/à autora da receita por não o/a citar, mas não me lembro de onde saiu! Estes scones ou pãezinhos são deliciosos, fazem-se num instante com ingredientes que todos têm na despensa, e podem variar consoante a disposição de cada um: adicione as ervas ou especiarias que preferir, pedaços de tomate seco, azeitonas, etc. Se quiser pãezinhos doces, substitua a pitada de sal por uma pitada de açúcar amarelo, e adicione pepitas de chocolate ou faça-os simples. É à vontade do freguês! Funcionam sempre e deliciam todos!

Receita para 6 pãezinhos

1 e 2/3 cups/chávenas/xícaras de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal fino
2/3 de cups/chávenas/xícaras de leite vegetal
1/3 de cup/chávena/xícara de óleo de girassol ou azeite
1 pitada de caril (opcional)
1/3 de cup/chávena/xícara de folhas de coentros (opcional)

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Numa taça misture os ingredientes secos. Adicione o leite e o óleo/azeite e envolva, sem mexer demais. Junte os coentros. O segredo dos scones é nunca misturar demais!

Coloque colheradas de massa num tabuleiro coberto com uma folha de papel vegetal e leve ao forno durante 8 a 10 minutos, ou até estarem dourados.

Devore-os ainda quentes ou mornos.


scones de maçã e aveia // apple oat scones
Scones de maçã e aveia by Compassionate Cuisine


.. com Linhaça

Ingredientes
180g de farinha de trigo
70g de linhaça dourada triturada
1 colher sobremesa de fermento
1 colher chá de sal
30g de açúcar
50g de manteiga vegetal sem sal amolecida
100ml de leite vegetal + um pouco para pincelar
aveia em flocos para decorar

Preparação
Preaqueça o forno a 220 graus.
Num tijela coloque a farinha, a linhaça, o fermento, o sal, o açúcar e a manteiga. Misture esses ingredientes com a ponta dos dedos até dissolver toda a manteiga, formando uma espécie de farofa. Adicione o leite, misturando bem para dar a liga. Se precisar, adicione mais farinha, mas faça bem aos poucos para não colocar demais.

A massa deve ficar desgrudando da mão, fácil de manusear. Forme os pães fazendo bolinhas com mais ou menos 5 cm de diâmetro. Achate-as um pouco. Pincele a superfície com leite e salpique os flocos de aveia.

Leve-os para assar em fôrma untada e enfarinhada, respeitando uma distância de mais ou menos 4 cm entre eles, pois crescerão ao serem assados. Devem ficar prontos entre 15 a 20 minutos, dependendo da potência de cada fôrno.

Ideais para pequeno almoço/café da manhã ou lanche.

Adaptada


Scones de Banana (vegana)
... de Banana

Ingredientes

Para os scones:
bananas
1 xícara de açúcar demerara
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 xícara de óleo de girassol
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
3 colheres (sopa) de uva-passa

Para a geleia de morango com abacaxi (opcional):
1 1/2 xícara de morangos picados
1 1/2 xícara de abacaxi picado
1 xícara de açúcar demerara
Suco de 1 limão

Preparo

Scones:

Amasse as bananas e misture-as com o açúcar, a canela e o óleo. Sove com as mãos por alguns minutos. Acrescente a farinha e vá sovando, até obter uma massa homogênea, que desgrude das mãos, mas não fique muito seca. Acrescente as passas e misture. Molde os pãezinhos, coloque-os numa forma untada e enfarinhada e faça dois cortes em cima. Asse por cerca de 35 minutos. Quando estiverem corados, retire do forno. Sirva com a geleia de morango e abacaxi.

Geleia:

Leve os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar até amolecer as frutas. Quando obtiver a consistência de geleia, retire do fogo e coloque em um vidro previamente esterilizado. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Rendimento - Scones: 5 porções; Geleia: 500 g

Fonte: Revista dos Vegetarianos - Receita de Aruna Devi, chef especialista em culinária indiana e vegetariana - Foto: Tomaz Vello

via Cantinho Vegetariano