sábado, 20 de dezembro de 2014

Baunilha: Extracto e Açúcar Baunilhado



Ingredientes:
350g de açúcar
2 vagens de baunilha

Modo de preparação:
Pode fazer o açúcar baunilhado de duas formas. De forma mais rápida ou com o processo lento.
No processo lento, basta colocar o açúcar num frasco, e colocar as vagens abertas junto do açúcar  Eu aconselho sempre a raspar as sementes da vagem e a colocar também. Contudo pode usar apenas vagens usadas. Mesmo que não coloque logo as 3 vagens, pode ir juntando. De vez em quando
convém ir mexendo o frasco.
Mais rápido, num triturador coloque o açúcar e as vagens aos bocados e pulverize na potência máxima. Ficará com um açúcar em pó baunilhado.

No copo da Bimby, colocar o açúcar e as vagens cortadas aos bocados.
Pulverizar uns segundos na vel.10. Colocar em frascos.



Como fazer extracto de baunilha? 

Fazer essência de baunilha em casa é surpreendentemente fácil e barato.

Quando a época das festas se começa a aproximar previna-se de antemão com uma boa quantidade de essência de baunilha caseira e natural.
Se já tem alguma experiência na confeção de bolos e pasteis sabe bem o quão importante é ter a essência de baunilha sempre à mão.
Embora esteja disponível em vários supermercados ela é comercializada em quantidades muitos pequenas e por isso acaba por ser dispendiosa.

O que precisa?

Vagens de baunilha (qualquer tipo)
1 garrafa de álcool de volume superior a 70% (Rum ou Vodka funcionam melhor)
Recipiente estanque
vanilla1
Existem diversos tipos de baunilha, Madagáscar; Mexicana; Indiana etc.. Todos eles podem ser utilizados para fazer essência de baunilha.
vanilla2
Corte as vagens a meio e faça também um golpe longitudinal para as abrir. É importante que a vagem seja aberta para que o seu sabor impregne o álcool. Utilize 1 vagem por cada 50ml de álcool.
vanilla3
Coloque a baunilha num recipiente estanque ao ar.
vanilla4
Para o álcool pode utilizar qualquer tipo acima de 70% de volume. Geralmente a vodka e o rum baratos funcionam bem pois não possuem um sabor demasiado acentuado. Quanto mais barato o álcool melhor pois em princípio contém menos ingredientes aromáticos e mais álcool puro.
vanilla5
Guarde num local fresco e seco.
O tempo de apuração leva algumas semanas no mínimo 5. Agite um pouco o frasco de semana a semana. Com o tempo o líquido ganhará coloração e sabor. Quanto maior o tempo de apuração mais intenso será o sabor.


Certamente você já ouviu falar muito da essência de baunilha, mas será que existe diferença entre a essência e o extrato? A forma de utilização é a mesma, mas existem sim diferenças. A essência de baunilha é feita em laboratório e leva ingredientes como aromatizantes e corantes até que o resultado chegue a algo que lembre o cheiro da baunilha. Já o extrato é a opção natural, feito com a fava, proporcionando muito mais sabor. Consegue-se este produto através de uma infusão da fava da baunilha em álcool e outros ingredientes.

Sem comentários: