quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pão de arroz integral e trigo

Pão de arroz integral

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo branca
250g de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal (a quantidade vai depender de quanto sal houver no seu arroz integral)
600 g de arroz integral cozido
1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo
1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 xícara de óleo de canola

Modo de preparo:
Em uma tigela pequena, misture meia xícara de água morna com o fermento e o açúcar e deixe agir.

Enquanto isso, em outra tigela, misture o restante da água, o óleo, o ovo e o arroz integral cozido. Mexa até formar um mingau grosso e, em seguida, utilize o mixer para afiná-lo um pouco. (eu não afinei demais porque não me importava de encontrar uns grãozinhos inteiros no pão). Por fim, adicione o líquido fermentado ao mingau e misture bem.

Misture os sal e as farinhas e forme um monte com eles na sua superfície de trabalho. No meio do monte, faça uma cova e despeje o mingau. Incorpore os ingredientes até formar uma bola de massa que desprenda das mãos.

Sove a massa por uns 10 minutos até que ela fique lisa (tanto quanto possível) e elástica. Feito isso, coloque-a numa bacia untada com óleo vegetal. Gire-a dentro da bacia para que toda a sua superfície fique ligeiramente oleosa. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume.

Depois que a massa crescer, extraia o gás acumulado dentro dela dando-lhe uns apertões. Espere 10 minutos para que ela se recomponha. Feito isso, modele os pães e acomode-os em assadeiras untadas e enfarinhadas (fiz um pão de forma e um mais achatado, grande). Cubra e deixe crescer até dobrar de volume.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que os pães fiquem com uma coloração castanha no topo (isso leva aproximadamente 1h).

Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

Fonte: blog nocalordofogao

Sem comentários: