150g de lentilhas secas
sal q.b.
1 dente de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
50g de coco ralado
100ml de água
Preparação:
Comece por fazer o leite de coco. Ao coco ralado junte a água a ferver e deixe um pouco em infusão. Depois, com a varinha mágica ou num copo misturador, bata muito bem a água com o coco até obter uma mistura cremosa, Com um passador de rede coe muito bem a mistura. Reserve o líquido e deite fora a polpa de coco. (O líquido resultante é o leite de coco caseiro que poderá usar da mesma maneira que o leite de coco que se compra em frascos ou latas.)
Entretanto leve as lentilhas a cozer em água temperada de sal e com o dente de alho até ficarem macias. Poderá, durante a cozedura ter necessidade de juntar mais água. Assim que as lentilhas estiverem cozinhadas escorra-as e volte a colocálas na panela. Junte o açafrão e um pouco do leite de coco que preparou anteriormente e triture tudo.
Leve novamente ao lume, deixando apurar e se necessário juntando um pouco mais de leite de coco. O dalh deve ficar com a consistência grossa de um puré.
Sirva com arroz basmati cozido.
Acompanhe com pão naan.
Dahl (Dal, Dhal ou ainda Daal) é um ensopado ou sopa preparado a partir de leguminosas (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas ou feijão), clássico na culinária da Índia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh. É regularmente consumido com arroz e legumes no sul da Índia, e com arroz e chapati no norte da Índia e no Paquistão. O Dahl é uma excelente fonte de proteínas.
Sem comentários:
Enviar um comentário