Receitas tradicionais portuguesas, originais ou numa versão vegana
Receita Tradicional do Alentejo
300 gr de favas descascadas, ½ chouriço ou mourinha de soja (ou mais, a gosto) 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 colher de chá de pasta de pimento, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, ½ colher de chá de sementes de cominhos, 1 folha de louro, ½ copo de vinho branco, azeite, sal, pimenta e piripiri (opcional).
Há quem cozinhe as favas vestidas, mas eu prefiro come-las sem camisa, embora dê mais trabalho: é preciso tirá-las da vagem, e depois, com a ajuda de uma faca (ou com a unha) descamisá-las.
Fazer um estrugido em azeite com alho, cebola e cominhos. Juntar as favas, regar com o vinho, o tomate e o pimento e juntar água até cobrir as favas.
Temperar com sal e a folha de louro, e deixar cozinhar cerca de 10 minutos. Mal as favas estejam cozinhadas, retificar os temperos e temperar com pimenta e /ou piripiri.
São excelentes servidas quentes, acompanhadas com um pouco de arroz ou umas fatias de pão rústico e uma salada de tomate fresco.
Basta substituirn por chouriço (ou mourinha) de soja, e temos uma magnífica receita veganizada de favas com chouriço. É típica da cozinha portuguesa especialmente na primavera, quando há abundância de favas frescas.
As favas pertencem à família das leguminosa,s tal como o feijão, as lentilhas, o tremoço e a alfarroba. Muito ricas em vitamina C e proteínas (sim, essas que também aparecem nos bifes em sangue), pobres em gordura e muito saciantes, podem ser compradas congeladas todo o ano – mas não há nada como comprá-las em vagem e descascá-las em casa, aproveitando para apreciar o estojo de veludo onde crescem, a sua consistência macia e cor verde fresca.
Comedores de Paisagem
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 2 c. sopa azeite
- 1 kg favas
- 1 chouriço de soja
- 1 ramo de coentros
- sal q.b.
Preparação
Fazer um refogado com a cebola, os alhos, a folha de louro e o azeite, deixar aloirar. Juntar as favas, o chouriço de soja cortado às rodelas e água a tapar as favas. Rectificar o sal e deixar estufar. De vez em quando abanar o tacho (nunca utilizar nada para mexer as favas). Quando estiverem cozidas, polvilhar com os coentros picados.
Favas guisadas com chouriço (de soja e seitan) - Veganas blog
Sem comentários:
Enviar um comentário